terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atividade 9 Ano

Caros estudantes, vocês se dividirão em 10 grupos sendo que cada um irá (por sorteio) responder uma questão.

1- "O conflito de 1939 a 1945 foi, este sim, uma verdadeira guerra mundial. Todos os continentes se envolveram, dada a existência de quatro fronts: Europa ocidental, Europa oriental, Norte da África e Pacífico. Ficaram neutros apenas alguns países europeus e latino-americanos.
As operações do Pacífico tiveram a mesma importância que as da Europa.
A Inglaterra, por sua condição de ilha, foi o único país europeu que os alemães não ocuparam. Os Estados Unidos garantiram a vitória dos aliados, por sua enorme produção industrial e participação militar; no Pacífico, guerrearam praticamente sozinhos com os japoneses. A União Soviética teve papel decisivo ao quebrar a espinha dorsal do exército nazista na Batalha de Stalingrado. (ARRUDA, J. J. de A. & PILETTI, N.
Toda a História: história geral e história do Brasil. São Paulo: Ática, 1997).

Com respeito à Segunda Guerra Mundial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O Brasil participou diretamente do conflito, enviando soldados para combater o exército nazista na Europa. 

02) A Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pela formação do Eixo composto por Alemanha, Inglaterra e Japão, que desenvolveu combates em vários continentes.
03) A União Soviética, certa de que seria atacada pelo exército alemão, nunca realizou nenhum tratado de cooperação com a Alemanha nazista de Hitler.
04) Os combates da Segunda Guerra Mundial foram caracterizados pelo uso de novas tecnologias bélicas, pelo uso maciço de bombardeios aéreos (proporcionados pelo intenso uso de aviões), pelo extermínio de prisioneiros judeus e pela inauguração da arrasadora bomba atômica.
05) A Inglaterra foi ocupada pelo exército nazista e contou com a colaboração de parte da população que via, nos soldados alemães, a única forma de conter o avanço do movimento comunista.

2- Assinale a linha de tempo que contém a seqüência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia ë "Dia D" ë Julgamento de Nüremberg ë Batalha de Stalingrado ë Operação "Barbarrosa".
b) Ataque a Pearl Harbor ë "Anschluss" ë Invasão da Polônia ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D". c) Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Anschluss" ë Ataque a Pearl Harbor ë Invasão da Polônia.
d) Invasão da Polônia ë Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D" e Julgamento de Nüremberge)
e) "Anschluss" ë Operação "Barbarrosa" ë "Dia D" ë Ataque a Pearl Harbor ë Julgamento de Nüremberg.

3- Leia o texto a seguir e responda a questão. Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram de lado suas divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão do Iraque - para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia. Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas mais decisivas da História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a vitória sobre os nazistas na II Guerra Mundial. "JORNAL DO BRASIL", Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.
O texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para a política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2ª Guerra Mundial (1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas pelos Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos,
a) Analise a importância do desembarque dos Aliados na Normandia para a II Guerra Mundial. b) Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes mundiais frente à atual situação iraquiana.
(BELMONTE, 1943. In: JAGUAR (org.). Caricatura dos tempos. São Paulo: Melhoramentos, 1982.)

4- A caricatura acima se refere a dois momentos das relações entre a Alemanha e a URSS no entre-guerras. A alternativa que identifica esses momentos é:
a) Conferência de Munique - invasão alemã à Polônia
b) T ratado de Moscou - Política alemã de expansão para o leste
c) Política de Apaziguamento - Pacto tripartite entre Alemanha, Itália e Japão
d) Pacto de não-agressão germano-soviético - invasão da URSS pelas tropas alemãs

5- Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.
a) O que foi o ataque a Pearl Harbor?
b) Qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou?
c) Cite duas diferenças políticas entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001.

6- Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:
(1) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.
(2) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país.
(3) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".
(4) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.
(5) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.

7- No período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorre o (a):
( ) estabelecimento da bipolaridade nas relações internacionais, com os Estados Unidos e a União Soviética liderando os blocos capitalista e socialista, respectivamente.
( ) declínio da Europa como centro do poder mundial, de que a descolonização afro-asiática foi exemplo marcante.
( ) criação da Organização das Nações Unidas, em cujo Conselho de Segurança manifesta-se o princípio de absoluta igualdade entre os Estados participantes.
( ) refluxo no processo de expansão socialista, em parte determinado pelo fracasso militar soviético durante a guerra.

8- Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. BLITZKRIEG
2. KAMIKAZE
3. A GRANDE ALIANÇA
4. AS NAÇÕES DO EIXO
5. NAGAZAKI
( ) Guerra relâmpago
( ) Cidade arrasada pela bomba atômica
( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa
( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos
( ) Japão, Itália e Alemanha
9- O mapa acima representa a divisão política da Europa em 1914.
1 - Espanha
2 - França
3 - Império-Germânico
4 - Áustria-Hungria
5 - Romênia
6 - Itália
7 - Sérvia
8 - Bulgária
9 - Grécia
10 - Rússia
11 - Império-Otomano
a) Qual a característica nessa divisão que foi alterada pelas duas Grandes Guerras?
b) Explique a doutrina política que regeu essa transformação.

10-O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou: "Apesar de ser um tema recorrente no cinema, na mídia e na literatura, 89% dos brasileiros não sabem o que foi o holocausto
(...). Em 14 países pesquisados na Europa e América Latina
(...), os brasileiros ficaram na penúltima colocação, com 11%
(...). Os dados no Brasil foram coletados pelo IBOPE...".(17.7.2001, p. A-8.)
O holocausto foi a perseguição e o massacre de judeus ocorridos no contexto da 2ª Guerra Mundial.
a) Cite dois argumentos que os responsáveis pelo holocausto utilizaram na época para justificar seus atos.
b) Indique outro evento de mesma natureza, registrado pela História após 1945.




Acredito em vocês!!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.


Escrita por Vinícius de Moraes;
Interpretada por Ney Mato Grosso.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Atividade 8 Ano

Com base nesse mapa conceitual, responda as atividades propostas:


1 - Cite a sua temática principal.
2 - Explique a relação entre Napoleão Bonaparte e Portugal.
3 - Escolha uma das mudanças ocorridas com a chegada da família real portuguesa ao Brasil e comente-a.
4 - Discute como foi a receptividade da corte portuguesa no Brasil e como foi vista a sua permanência.


Espero o melhor de vocês, porque são muito capazes!!!! 
Lídia Danielle

A Corte Portuguesa no Brasil


PLANO DE AULA

Unidade Escolar: Escola Mul. Ana Ribeiro de Sousa

Componente Curricular: História

Série: 8 Ano

Objetivos:

*Desenvolver as competências leitora, escrita, interpretativa e reflexiva dos discentes através de pesquisa e do uso de ferramentas tecnológicas.

*Dar continuidade ao conteúdo sobre Napoleão Bonaparte e introduzir a História Moderna do Brasil.

*Possibilitar o trabalho interdisciplinar e coletivo.


Conteúdo:

A Corte Portuguesa no Brasil.



Desenvolvimento das atividades.

09-08 - Leitura silenciosa do capítulo do livro.

10-08 - Aula expositiva dialogada sobre o conteúdo.

14 e 15-08 - Resolução de Questionário.

17-08 - Comentários sobre o Questionário.

Recursos Didáticos:

*Data-Show;
*Internet;
*Livro Didático.

Método Avaliativo:

*Os estudantes serão avaliados de forma contínua.

Índia Antiga


PLANO DE AULA

Unidade Escolar: Escola Mul. Ana Ribeiro de Sousa

Componente Curricular: História

Série: 6 Ano

Objetivos:

*Estimular a leitura e a escrita através de pesquisa e ferramentas tecnológicas.

*Introduzir o conhecimento sobre as principais civilizações orientais.

*Conhecer o que é e como funciona um sistema de castas.


Conteúdo:

A civilização Indiana.



Desenvolvimento das atividades.

09-08 - Leitura silenciosa do capítulo do livro.

10 e 14-08 - Análise de slide.

16-08 - Resolução de Questionário

17-08 - Comentários sobre o Questionário.

Recursos Didáticos:

*Data-Show;
*Internet;
*Livro Didático.

Método Avaliativo:

*Os estudantes serão avaliados de forma contínua.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Expansão Marítima Européia


PLANO DE AULA

Unidade Escolar: Escola Mul. Ana Ribeiro de Sousa

Componente Curricular: História

Série: 7 Ano


Objetivos:

*Esclarecer o significado dos termos expansão marítima européia.

*Estabelecer as causas que motivaram que ocorressem as grande navegações.

*Analisar porque Portugal foi o pioneiro e quais as consequências dessa expansão marítima européia.



Conteúdo:

Expansão marítima européia.



Desenvolvimento das atividades.

09-06 - Leitura silenciosa do capítulo do livro.

10-06 - Leitura e Interpretação de cartazes sobre as causas.

14, 16-06 - Análise de slides.

17-06 - Resolução de Questionário.

Recursos Didáticos:

*Cartazes;
*Internet;
*Livro Didático.

Método Avaliativo:


*Os estudantes serão avaliados de acordo com sua participaçãoe resolução de questionário.

Segunda Guerra Mundial


PLANO DE AULA

Unidade Escolar: Escola Mul. Ana Ribeiro de Sousa
Componente Curricular: História
Série: 9 Ano

Objetivos:
*Compreender a Segunda Guerra Mundial a partir de várias perspectivas: sociais, econômicas, culturais e políticas.
 *Entender que a Segunda Guerra Mundial vai além de um conflito bélico.
*Observar as consequências da guerra e o desenrolar político e economico desse conflito mundial.

Conteúdo:
*Segunda Guerra Mundial.

Desenvolvimento das aulas:
06-08 - Leitura silenciosa do Capítulo.
09-08 - Comentários realizados sobre o Capítulo.
13-08 - Observação e análise de slide.
14-08 - Análise oral da música-poema "Rosa de Hiroshima".
16-08 - Questionário anexado no blog.

Recursos Didáticos:
*Quadro-giz.
*Aparelho de DVD.
*Filme.
*Data-Show.
*Livro Didático.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com sua interação e resolução de questionários.

Bibliografia:
Livro Didático e Internet.