quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividade 1.1. - E-proinfo

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional


Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon

Pólo: São Félix do Araguaia



  Vivemos em uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez mais se aprende mais e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.” Tal afirmativa fomenta a pensarmos sobre como estamos conduzindo nossos estudantes ao conhecimento.
  Vive-se em uma era de informação, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais. O autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las.
  As tecnologias estão distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis, novas maneiras de alfabetização (literária, gráfica, informática, etc.).
  O acesso as informações está muito rápido, mas com tanta informação, é preciso uma competência cognitiva, termo que é salientado pelo autor, em que as pessoas precisam adquirir para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, principalmente navegando na internet.
  A instituição escolar precisa formar um discente que saiba dar sentido a tanta informação, e que ele adquira capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O estudante que apenas decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Atualmente, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa.
  Como o autor mesmo ressalta, um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento. Essa nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário